quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Manteiga ou margarina?

Muitas pessoas já me fizeram essa pergunta, por isso resolvi falar sobre isso no post de hoje.


A manteiga é um alimento de origem animal, tem em sua composição gordura saturada e colesterol. Consumida em excesso pode elevar o nível de colesterol.

A margarina é um alimento de origem vegetal, por isso não possui em sua composição o colesterol. Porém, para ser semi-sólida, passa por um processo de hidrogenação onde adquire a gordura trans. As gorduras trans inibem a ação de enzimas específicas do fígado, o que favorece a síntese do colesterol. Conseqüentemente, o consumo de margarina em excesso, propicia o aumento dos níveis de LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos e a diminuição do HDL (bom colesterol), por mecanismos indiretos.

Segundo uma pesquisa realizada pela USP com pessoas que sofrem de síndrome metabólica, o consumo moderado de manteiga ou margarina não afeta os níveis de colesterol. O problema é o excesso, que sempre será prejudicial, independente se a gordura for saturada ou insaturada. O indicado é não consumir mais de uma porção (15g) diariamente . Uma porção é equivalente a 1 colher de sopa cheia.


Existe hoje no mercado um tipo de margarina com fitoesterol, que eu indico para pessoas que já possuem colesterol elevado. Esta substância pode diminuir o nível de colesterol ruim do sangue.


Esses dias ouvi uma pessoa comentando que não deveríamos comer nem margarina, nem manteiga, que seria melhor consumir maionese. Então resolvi comparar os rótulos e mostrar para vocês.



MAIONESE LIGHT
Item
Quantidade
por porção 12g
Carboidratos
1,1g
Proteínas
0g
Gorduras totais
2,3g
Gorduras Saturadas
0,4g
Gorduras trans
0g
Gorduras monoinsaturadas
0,6g
Gorduras polinsaturadas
1,3g
Colesterol
2,7mg
Fibra alimentar
0g
Sódio
148mg
Valor energético
25kcal
MARGARINA LIGHT
Item
Quantidade
por porção 10g
Carboidratos
0g
Proteínas
0g
Gorduras totais
3,8g
Gorduras saturadas
1,1g
Gorduras trans
0g
Gorduras monoinsaturadas
1,0g
Gorduras polinsaturadas
1,7g
Colesterol
0g
Fibra alimentar
0g
Sódio
70mg
Valor energético
34kcal



E aí? O que vocês acharam? Na verdade elas têm tipos diferentes de gordura, assim como a manteiga e a margarina. A vantagem da margarina é que ela tem bem menos sódio. Indicaria margarina para pessoas que tem hipertensão. As marcas da maionese e da margarina que utilizei o rótulo são muito comuns no mercado, sempre compare os rótulos e veja qual produto é melhor para você.


Se o seu objetivo é ter uma alimentação mais nutritiva, outra dica é substituir a manteiga ou margarina por requeijão light, ricota ou queijo cottage. Estes alimentos têm menos calorias, colesterol e gorduras saturadas, além de oferecerem nutrientes como cálcio e proteínas.

Ah! A prática de exercícios físicos é MUITO IMPORTANTE para prevenir ou diminuir o colesterol ruim e elevar o colesterol bom!

Link com a pesquisa da USP: http://www.usp.br/agen/?p=17861 

8 comentários:

  1. Amiga...
    Vc está muito chique...
    Também quero criar um blog... mas ando sem tempo...
    Bjs
    Saudade

    ResponderExcluir
  2. ADOREI!!!!!! Inlcusive eu já tinha feito essa mesma pergunta para vc!!! Parabéns JU!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Rebeca: obrigada amiga! Eu estava com essa idéia há muito tempo tbm...mas nada de colocar em prática, aí esta semana consegui!! Depois trocamos idéias para posts em nossos blogs, então! Saudades!Beijo

    ResponderExcluir
  4. Dé: Que bom que gostou!!! Eu lembro que você fez essa pergunta!hehe Muitas pessoas tem essa dúvida...eu tbm tinha! Obrigada Dé!Bjo

    ResponderExcluir
  5. Ju amei a dica!!! Já tinha trocado meu leite por molico...Agora vou trocar a margarina tb!!! Parabénssss Ju, o layout, contéudo, está tudo maravilhoso!!!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Mi!!!
    Isso aí, troque e vamos investir no cálcio!=)
    Adorei o comentário!!!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom Ju!
    Acho que eh sempre bom evitar os excessos, digo, procurar variar a alimentacao ao maximo.
    Continue postando mais dicas pra gente.
    Gostei muito!

    Ricardo

    ResponderExcluir
  8. Isso mesmo, sempre evitar excessos, ter uma alimentação equilibrada melhora muito a qualidade de vida. Adorei o comentário, pode deixar que deixarei mais dicas aqui! Que bom que gostou!!!

    ResponderExcluir