terça-feira, 22 de novembro de 2011

Semente de chia queima gordura?

    
    Já ouviram falar de semente de chia? Me perguntaram esses dias se é verdade que essa semente queima gordura. Muitos sites estão afirmando que ela milagrosamente queima gordura. Mas não é bem assim!

   A Chia, também conhecida como Salvia Hispanica, é uma semente com propriedades nutritivas especiais. Antiga e muito usada pela civilização Maia, da família das mentas, foi descoberta em terras colombianas e mexicanas há centena de anos, sua composição nutricional e respectivos benefícios para a saúde, já são desde aquela época conhecidos, apesar de só mais recentemente se ouvir falar desta semente.(http://www.sementedechia.com/chia.php)

      

   Esta semente é MUITO nutritiva, contém proteína de alto valor biológico e é recomendada para diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos, uma vez que contém ômega 3 em sua composição e fibras. Mas ela não vai proporcionar este efeito se você tiver uma alimentação rica em gordura saturada e pobre em frutas e verduras. Para entender melhor o que é a chia, seus benefícios recomendo esta reportagem: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/10/nutricionista-fala-sobre-nutrientes-e-beneficios-da-semente-de-chia.html

    Essa semente pode aliviar os sintomas de quem tem prisão de ventre como foi dito na reportagem. Mas na verdade a pessoa não vai absorver menos glicose, vai absorver a mesma quantidade só que lentamente, fato que é muito benéfico para a saúde de qualquer pessoa, mas especialmente diabéticos. Por se tratar de uma semente que contém óleo, sugiro o consumo máximo de 2 colheres de sopa rasas por dia. A chia (inteira ou moída) pode ser misturada à iogurtes, saladas, batida com vitaminas, sopas, massas ou pode até mesmo substituir a farinha em algumas preparações como pães e bolos.

    Infelizmente como a semente de chia está na moda atualmente o preço subiu muito. Mas você não tem que obrigatoriamente consumir essa semente, ela não é essencial para uma vida saudável. Consumindo a linhaça triturada (1 colher de sopa por dia), tendo uma alimentação rica em frutas e verduras e praticando atividade física você terá uma vida saudável e ainda pode conseguir diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário