segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Anemia (por deficiência de Ferro)



Além de nutricionista também sou professora. Semana passada, no final da aula uma aluna comentou que estava fazendo acompanhamento nutricional. Ela disse que como está com anemia (por deficiência de Ferro) a nutricionista a orientou a comer muita beterraba, poderia ser no suco, cozida ou ralada.  

A beterraba é bastante nutritiva, mas cada 100 gramas contém apenas 0,3mg de ferro. Não é considerada uma boa fonte de Ferro. O leite e o ovo também não são boas fontes. Mas no mercado já existem os leites enriquecidos com Ferro, que podem ser  boas opções.

O Ferro pode estar presente tanto em alimentos de origem vegetal, quanto animal. O ferro de origem animal tem maior biodisponibilidade, isso quer dizer que é melhor aproveitado pelo organismo. As opções ricas em Ferro são: carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal e outras vísceras (miúdos), como rim e coração; Carnes de aves e de peixe (como atum fresco e em conserva, sardinha crua, assada, frita e em conserva) ; e mariscos crus (como camarão) e carangueijo .

Dentre os alimentos de origem vegetal
, os que são considerados boas fontes de Ferro são: folhosos verde-escuros (exceto espinafre), como agrião, almeirão, alfavaca, caruru, salsa, coentro, taioba; as leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha); nozes e castanhas, melado de cana-de-açúcar, rapadura e açúcar mascavo. Também existem disponíveis no mercado alimentos fortificados com ferro como farinhas de trigo e milho, cereais matinais, entre outros. 

O Ferro destes alimentos de origem vegetal não é tão bem absorvido pelo organismo quanto os de origem  animal. Para melhorar a absorção do Ferro destes alimentos precisamos consumir também alimentos fonte de vitamina C, como as frutas cítricas (abacaxi, caju, laranja, limão, acerola, kiwi, mexerica,etc.)

Existem algumas substâncias presentes nos alimentos (fosfatos, polifenóis, taninos, cálcio) que podem inibir a absorção do ferro. Desta maneira, é melhor evitar consumir alimentos fontes de ferro juntamente com alimentos como café, 
chá, mate, cereais integrais, leite e derivados.

Não devemos ficar neuróticos, mas quem tem anemia precisa ter um cuidado maior com a alimentação. Espero que estas dicas ajudem! Vale lembrar que é essencial o acompanhamento médico para investigar a causa da anemia.

Post elaborado com consulta a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO Versão 2 – Segunda Edição

2 comentários:

  1. Tá dando aula de que e onde??? Infelizmente muita gente ainda pensa que beterraba e cenoura são a solução pra anemia...

    ResponderExcluir
  2. Dou aulas de inglês em uma escola de idiomas.Não estou dando aulas na área, AINDA!hehe E pois é Fer, muita gente acredita nisso,até nutricionistas! Temos que desmistificar essas lendas!

    ResponderExcluir