quinta-feira, 7 de julho de 2016

Festas Juninas e alimentação

Olá, gente! 

Tudo bem? Resolvi voltar a escrever no blog e estava procurando assuntos relacionados a nutrição quando encontrei esta matéria no site do Conselho Regional de Nutrição de Curitiba e achei muito apropriada uma vez que agora as festas Julinas animam nosso inverno. 

Temos que nos policiar para não exagerar em alimentos açucarados, ricos em sódio e com baixíssimo valor nutricional, Mas não devemos ficar preocupados demais pois a alimentação é muito mais do que apenas calorias. Existem alimentos ricos em nutrientes nas típicas festas Juninas e Julinas e podemos aproveitar essas festas sem culpa e com muita alegria.

Desta vez não sou eu escrevendo, apenas coloquei a matéria aqui e o link para o site está abaixo da matéria. Mas estou animada para voltar a escrever logo, logo! 

Segue a matéria abaixo.
Boas festas Julinas e até breve! :) 



Alimentação nas festas Juninas

Muito além das danças e fogueiras, as festas juninas são recheadas de pratos típicos à base de milho, pinhão, abóbora, amendoim, entre outros alimentos puramente brasileiros.
Segundo a nutricionista e conselheira do Conselho Regional de Nutricionista (CRN-8), Maria Rosi Marques Galvão, esses alimentos são, em geral, calóricos, porém nutritivos e irresistíveis! “Não é preciso abrir mão destes pequenos prazeres gastronômicos se você não apresentar alergias ou intolerâncias aos alimentos que compõem as receitas festivas. Lembre-se: a alimentação não deve ser vista somente na perspectiva biológica, focada em energia e nutrientes, mas, também, no contexto social, dentro do sistema alimentar. Por isso, uma recomendação do guia alimentar para a população brasileira é dar à alimentação o tempo que ela merece, considerando o seu papel na saúde e preservação da cultura brasileira”.
Deve ser dado a preferência aos alimentos na forma mais natural ou minimamente processados. Rosi cita alguns, como o milho cozido (na espiga), pinhão cozido, pipoca de panela ao invés da pipoca de microondas, doces caseiros (abóbora, amendoim, coco) ao invés dos doces comprados prontos e embalados. “A reflexão e o resgate dos valores da simplicidade caipira nas festas juninas deve ser levada em consideração e dessa maneira, se evita o consumo de muitos alimentos contendo aditivos químicos, excesso de sal ou açúcar”, argumenta a nutricionista.
Além da comida, a forma de comer também pode trazer benefícios, comer devagar, mastigando bem e apreciando o sabor dos alimentos é importante, pois favorece a digestão, além de fazer com que não consumamos mais comida que o necessário.
A conselheira também recomenda que não se deve ficar em jejum ou deixar de realizar alguma refeição durante o dia tentando compensar o que foi consumido em excesso nas festas, “estas compensações definitivamente não funcionam, além de que podem trazer prejuízos à saúde”, diz.
Manter uma alimentação saudável com respeito à cultura da população e resgate do prazer à mesa, priorizando os alimentos naturais é imprescindível para quem busca saúde e qualidade de vida.

LINK PARA O SITE: http://www.crn8.org.br/index.php/noticias/detalhes/alimentacao-nas-festas-juninas/220