terça-feira, 25 de outubro de 2011

Influência da mídia em nossas vidas.



Hoje estou publicando um vídeo, que não é novo, mas ainda é muito atual. Nele podemos perceber a influência da mídia na vida das pessoas. No vídeo aparecem apenas mulheres, mas homens de todas as idades também são afetados. Não condeno a vaidade, mas para tudo existe um limite. Não podemos nos deixar influenciar pela mídia ou pela opinião de qualquer pessoa que valorize futilidades ou padrões de beleza irreais.

Assista este outro vídeo sobre o mesmo assunto, mas agora com algumas imagens um pouco fortes: http://www.youtube.com/watch?v=E4LH-Js3Rrs

Busque sempre ter uma vida SAUDÁVEL, se alimentando SIM, mas de forma equilibrada!

domingo, 2 de outubro de 2011

Importância das fibras.

Muitas pessoas já ouviram falar das fibras, não é? Acho que a função mais comentada das fibras é melhorar o funcionamento do intestino. E está certíssimo! Hoje vou comentar sobre o que são as fibras, quais os tipos e suas funções, que vão além de evitar a constipação ("intestino preso").

A fibra é um dos componentes dos alimentos de origem vegetal, não é digerível, e consequentemente não é absorvida pelo organismo. As fibras são classificadas em dois tipos:

Solúveis: formam géis em contato com água, aumentando a viscosidade dos alimentos parcialmente digeridos no estômago. Devido a esta função as fibras solúveis colaboram para a diminuição nos níveis de colesterol e abrandam os níveis de glicose e insulina no sangue. As fibras solúveis são encontradas nos legumes, aveia, centeio, cevada, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha), alcachofra, raiz de almeirão, aspargo, farinha da casca de maracujá amarelo, e frutas, particularmente as cítricas e maçã. 

Insolúveis: aumentam a absorção de água no intestino e reduzem o tempo de trânsito de transito intestinal, tornando a eliminação fecal mais fácil e rápida. Elas estão presentes nos derivados de grãos inteiros, como os farelos, e também nas verduras. Porém, para as fibras insolúveis atuarem na melhora do trânsito intestinal é FUNDAMENTAL o consumo de água. Caso contrário as fibras não iram melhorar o quadro de "prisão de ventre".

Quando consumimos fibras temos sensação de saciedade por mais tempo, isso nos ajuda a evitar "beliscar" alimentos entre as refeições, consequentemente pode auxilar quem está acima do peso a emagrecer, desde que a alimentação durante o dia todo seja equilibrada.


É muito importante o consumo destes dois tipos de fibras diariamente. A recomendação pode variar de 20 a 30g por dia. Mas não se preocupe em ficar contando a quantidade de fibras que você consome, isto sem dúvida seria muito chato e desestimulante. Se você se alimentar de maneira equilibrada, consumindo diariamente frutas, verduras, leguminosas, grãos integrais e beber água, evitará diversas doenças, pode diminuir os níveis de colesterol e glicemia, e seu intestino funcionará de maneira adequada.


Referências:
Entenda mais sobre as fibras. Rgnutri: Identidade em nutrição, Disponível em Homepage: http://www.rgnutri.com.br/sqv/saude/emf.php [capturado em 02 de out. de 2011]
Cuppari L. Nutrição clínica no adulto. 2ed. São Paulo: Manole; 2006.
MORAES, F. P., COLLA, L. M., Alimentos funcionais e nutracêuticos: definições, legislação e benefícios à saúde.  Revista Eletrônica de Farmácia, v. 3, n. 2, p. 109-122, 2006
JANEBRO, Daniele Idalino et al . Efeito da farinha da casca do maracujá-amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa Deg.) nos níveis glicêmicos e lipídicos de pacientes diabéticos tipo 2. Rev. bras. farmacogn.,  João Pessoa,  2011 .