sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Chá emagrece? Faz perder barriga?

Estava conversando com minha mãe esses dias, ela me disse que pediram para ela me perguntar o nome de um chá diurético para emagrecer e perder barriga. Então aí vai minha dica:

Chás não tem esse poder. De fato alguns chás são diuréticos, mas não se iludam, isso fará você eliminar apenas líquidos e não gordura. Alguns tipos de chá têm em sua composição substâncias que poderiam auxiliar no emagrecimento, mas não existe comprovação científica, especialmente por que para ter este efeito a quantidade de chá a ser consumida seria muito grande. Portanto não indico nenhum chá para emagrecer. Mas alguns tipos de chá são considerados saudáveis (principalmente chá branco) por possuírem em sua composição uma substância chamada antioxidante. Esta substância pode prevenir o envelhecimento precoce e o aparecimento de diversas doenças, como câncer e doenças cardiovasculares.

Mas essa substância também está presente diversos alimentos. Quem não gosta de chá não precisa se preocupar. Exemplos de alguns outros alimentos que contém antioxidantes:

  • Óleos de sementes;
  • Oleaginosas (como nozes, avelã e castanha do Pará);
  • Grãos integrais;
  • Vegetais verdes, amarelo e alaranjados;
  • Tomate;
  • Frutas (especialmente as cítricas e as vermelhas);
  • Pimentão;
  • Ovos;
  • Condimentos e ervas;
  • Vinho (1 taça é suficiente).

Enfim, para emagrecer e diminuir a circunferência abdominal não existe nenhum "truque milagroso". Para conseguir isso, prevenir o envelhecimento e ter uma vida muito mais saudável é fundamental se alimentar de maneira equilibrada, sem exageros, escolher opções saudáveis e estar disposto a praticar algum tipo de atividade física. Mudar nossa alimentação e hábitos não é fácil, mas posso garantir que os resultados são compensatórios!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Manteiga ou margarina?

Muitas pessoas já me fizeram essa pergunta, por isso resolvi falar sobre isso no post de hoje.


A manteiga é um alimento de origem animal, tem em sua composição gordura saturada e colesterol. Consumida em excesso pode elevar o nível de colesterol.

A margarina é um alimento de origem vegetal, por isso não possui em sua composição o colesterol. Porém, para ser semi-sólida, passa por um processo de hidrogenação onde adquire a gordura trans. As gorduras trans inibem a ação de enzimas específicas do fígado, o que favorece a síntese do colesterol. Conseqüentemente, o consumo de margarina em excesso, propicia o aumento dos níveis de LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos e a diminuição do HDL (bom colesterol), por mecanismos indiretos.

Segundo uma pesquisa realizada pela USP com pessoas que sofrem de síndrome metabólica, o consumo moderado de manteiga ou margarina não afeta os níveis de colesterol. O problema é o excesso, que sempre será prejudicial, independente se a gordura for saturada ou insaturada. O indicado é não consumir mais de uma porção (15g) diariamente . Uma porção é equivalente a 1 colher de sopa cheia.


Existe hoje no mercado um tipo de margarina com fitoesterol, que eu indico para pessoas que já possuem colesterol elevado. Esta substância pode diminuir o nível de colesterol ruim do sangue.


Esses dias ouvi uma pessoa comentando que não deveríamos comer nem margarina, nem manteiga, que seria melhor consumir maionese. Então resolvi comparar os rótulos e mostrar para vocês.



MAIONESE LIGHT
Item
Quantidade
por porção 12g
Carboidratos
1,1g
Proteínas
0g
Gorduras totais
2,3g
Gorduras Saturadas
0,4g
Gorduras trans
0g
Gorduras monoinsaturadas
0,6g
Gorduras polinsaturadas
1,3g
Colesterol
2,7mg
Fibra alimentar
0g
Sódio
148mg
Valor energético
25kcal
MARGARINA LIGHT
Item
Quantidade
por porção 10g
Carboidratos
0g
Proteínas
0g
Gorduras totais
3,8g
Gorduras saturadas
1,1g
Gorduras trans
0g
Gorduras monoinsaturadas
1,0g
Gorduras polinsaturadas
1,7g
Colesterol
0g
Fibra alimentar
0g
Sódio
70mg
Valor energético
34kcal



E aí? O que vocês acharam? Na verdade elas têm tipos diferentes de gordura, assim como a manteiga e a margarina. A vantagem da margarina é que ela tem bem menos sódio. Indicaria margarina para pessoas que tem hipertensão. As marcas da maionese e da margarina que utilizei o rótulo são muito comuns no mercado, sempre compare os rótulos e veja qual produto é melhor para você.


Se o seu objetivo é ter uma alimentação mais nutritiva, outra dica é substituir a manteiga ou margarina por requeijão light, ricota ou queijo cottage. Estes alimentos têm menos calorias, colesterol e gorduras saturadas, além de oferecerem nutrientes como cálcio e proteínas.

Ah! A prática de exercícios físicos é MUITO IMPORTANTE para prevenir ou diminuir o colesterol ruim e elevar o colesterol bom!

Link com a pesquisa da USP: http://www.usp.br/agen/?p=17861 

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Anemia (por deficiência de Ferro)



Além de nutricionista também sou professora. Semana passada, no final da aula uma aluna comentou que estava fazendo acompanhamento nutricional. Ela disse que como está com anemia (por deficiência de Ferro) a nutricionista a orientou a comer muita beterraba, poderia ser no suco, cozida ou ralada.  

A beterraba é bastante nutritiva, mas cada 100 gramas contém apenas 0,3mg de ferro. Não é considerada uma boa fonte de Ferro. O leite e o ovo também não são boas fontes. Mas no mercado já existem os leites enriquecidos com Ferro, que podem ser  boas opções.

O Ferro pode estar presente tanto em alimentos de origem vegetal, quanto animal. O ferro de origem animal tem maior biodisponibilidade, isso quer dizer que é melhor aproveitado pelo organismo. As opções ricas em Ferro são: carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal e outras vísceras (miúdos), como rim e coração; Carnes de aves e de peixe (como atum fresco e em conserva, sardinha crua, assada, frita e em conserva) ; e mariscos crus (como camarão) e carangueijo .

Dentre os alimentos de origem vegetal
, os que são considerados boas fontes de Ferro são: folhosos verde-escuros (exceto espinafre), como agrião, almeirão, alfavaca, caruru, salsa, coentro, taioba; as leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha); nozes e castanhas, melado de cana-de-açúcar, rapadura e açúcar mascavo. Também existem disponíveis no mercado alimentos fortificados com ferro como farinhas de trigo e milho, cereais matinais, entre outros. 

O Ferro destes alimentos de origem vegetal não é tão bem absorvido pelo organismo quanto os de origem  animal. Para melhorar a absorção do Ferro destes alimentos precisamos consumir também alimentos fonte de vitamina C, como as frutas cítricas (abacaxi, caju, laranja, limão, acerola, kiwi, mexerica,etc.)

Existem algumas substâncias presentes nos alimentos (fosfatos, polifenóis, taninos, cálcio) que podem inibir a absorção do ferro. Desta maneira, é melhor evitar consumir alimentos fontes de ferro juntamente com alimentos como café, 
chá, mate, cereais integrais, leite e derivados.

Não devemos ficar neuróticos, mas quem tem anemia precisa ter um cuidado maior com a alimentação. Espero que estas dicas ajudem! Vale lembrar que é essencial o acompanhamento médico para investigar a causa da anemia.

Post elaborado com consulta a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO Versão 2 – Segunda Edição

domingo, 21 de agosto de 2011

Apresentação

Bem, vamos lá!

Neste primeiro post resolvi  "falar" minha intenção com este blog. Me formei em nutrição há mais ou menos 1 ano e adoro esta profissão! Por isso gostaria muito de dar algumas dicas simples, para todas as faixas etárias, que podem ajudar a melhorar sua qualidade de vida e evitar diversas doenças que acabam surgindo com a alimentação e hábitos de vida inadequados. Críticas e sugestões serão sempre bem vindas!

É isso...até breve!